ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

NEGÓCIOS INSPIRADOS PELA NATUREZA

Se o lucro era a métrica de sucesso nos negócios do século XX, os impactos sociais e ambientais parecem ser a nova moeda das próximas décadas, ou seja, uma nova maneira de medir o sucesso nos negócios. Como desenhar, implementar e multiplicar um modelo de negócios que seja lucrativo e ao mesmo tempo gere impacto positivo no mundo? Quais os caminhos que já existem para fazer isso na prática? Quais são os cases de empresas que já estão trabalhando na nova economia, no Brasil e no mundo? É o que explica Tomás de Lara nessa palestra.

SOBRE O ESPECIALISTA

TOMÁS DE LARA

Empreendedor Social, colíder do Sistema B, co-fundador do Colaboramerica e da Goma, pesquisador, tecelão de redes e ativista na transição para novas economias

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Colíder Sistema B Brasil (Empresas B), co-fundador do Colaboramerica (1º Festival de Novas Economias da América Latina), co-fundador da Goma (ecossistema e espaço colaborativo de empreendedores sociais), iniciador e colíder do Rio+B e Cidades+B (Iniciativa multissetorial que convoca as empresas de uma cidade a avaliarem seus impactos socioambientais), tecelão de redes de organizações de impacto positivo, e professor em cursos de inovação social no Brasil e outros países, Tomás é administrador de empresas, com master em comunicação digital, especialista em economia colaborativa e sustentável. Atuou como conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil e da SNCI (Iniciativa Nacional da Indústria Criativa da Arábia Saudita).

Tomás tem focado seu trabalho e estudos na catálise de novas organizações que trabalham em rede, que praticam a cultura colaborativa e catalisam uma economia centrada no humano e integrada a natureza.

Considerado um ativista da economia colaborativa, fato que assusta boa parte do alto escalão da economia tradicional, Tomás tem sido bem recebido. Foi conselheiro de negócios do Instituto Coca-Cola e da SNCI-KSA (Saudi Arabia National Creative Initiative), primeira iniciativa de economias criativas da Arábia Saudita.

É co-fundador da ONG Ouishare Brasil, a maior e mais madura rede de economia colaborativa no mundo. Foi ele também quem co-fundou os hubs do Rio de Janeiro e Porto Alegre da comunidade Global Shapers, uma comunidade internacional de jovens de 20 a 30 anos conectados ao Fórum Econômico Mundial e selecionados pelo seu potencial de gerar transformações positivas na economia. É fellow da BMW’s Foundation Resposible leaders. E ainda tem formação e grande experiência na prática de Art of Hosting – a arte de facilitar conversas significativas entre pessoas.

PALESTRAS

Como preparar as grandes empresas para a transição de uma nova economia

Essa é uma palestra destinada aos CEOs corajosos e vanguardistas, dispostos a tomar as decisões necessárias para a transição econômica de forma a manter a efervescência e a relevância em seus negócios. Nela, Tomás explica o que é e como participar do ecossistema de novas economias, composto por economia circular, economia colaborativa, Empresas B, Yunus negócios sociais, novos modelos de governança horizontal, novas moedas, etc.