ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

O MINDSET DE STARTUPS NAS GRANDES EMPRESAS

É possível inovar dentro de grandes corporações? Nesta palestra, Mariana fala de intraempreendedorismo – ou empreender internamente, dentro de uma instituição - e de sua importância para que essa mentalidade da inovação, da agilidade, da cultura do erro e da experimentação ganhe escala. Também traz exemplos de algumas iniciativas de intraempreendedorismo no Brasil e o que está e não está funcionando a partir dessas experiências.

SOBRE O ESPECIALISTA

MARIANA CASTRO

Jornalista, autora do livro Empreendedorismo Criativo e especialista em novas economias

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Mariana é jornalista e autora de Empreendedorismo Criativo, Como a nova geração de empreendedores brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação, da Companhia das Letras. Empreendedorismo criativo e nova economia são temas de suas aulas no IED. É sócia da rede de produtores de conteúdo de impacto F451, que publica veículos como Gizmodo Brasil e Outra Cidade, e co-fundadora do app SEM CARRO, que recebeu o prêmio WSA na categoria Meio Ambiente e Energia Limpa. Como jornalista, trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril, antes de ir para o jornalismo online. Foi editora-chefe do Último Segundo e editora-executiva de Política, Mundo, Cidades e Educação.

Mariana foi para a internet quando fazer jornalismo online era desbravar um território novo. Depois de passar por Abril e Grupo Estado, participou da criação do 1º jornal online do país, o Último Segundo.

Em 2012, era editora executiva quando bateu uma inquietação e começou a se interessar por pessoas que conciliavam trabalho com propósito de vida. Nessa investigação, encontrou um núcleo de empreendedores brasileiros criativos, idealizadores de empresas que entregam produtos e serviços inovadores e que têm práticas nada convencionais: processos colaborativos, liderança sem hierarquia, impacto positivo como medidor de sucesso.

Como resultado dessa pesquisa, o livro "Empreendedorismo Criativo, Como a nova geração de brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação" foi publicado pela Companhia das Letras. A jornalista virou empreendedora, é sócia da F451, que publica o Gizmodo Brasil, e co-fundadora do app Sem Carro, além de dar aula no IED.

PALESTRAS

Empreendedorismo Criativo: propósito como inovação

Quem são os empreendedores brasileiros que criaram negócios nos quais propósito de vida é fundamental? Quais são as empresas que estão inventando produtos e serviços, ou reinventando produtos e serviços da maneiro como os conhecemos? A partir de histórias de empresas brasileiras inovadoras e seus idealizadores, Mariana revela como empreendedores estão construindo negócios com propósito – e esperam transformar o mundo como resultado de seu trabalho.

Prêmio da WSA/2016 - Categoria: Meio Ambiente e Energia Limpa

Professora de Design Estratégico do Istituto Europeu di Design

Empreendedorismo Criativo: Como a nova geração de brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação

Companhia das Letras - 2014