ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

IMPROVISAÇÃO APLICADA À INOVAÇÃO

Diante de um ambiente tão volátil, incerto, complexo e ambíguo, a responsabilidade pela inovação tende a deixar de ser tarefa de uma área ou setor para transformar-se em um compromisso de toda a organização. Para isso, a Cultura Organizacional precisará se adaptar e incentivar valores como cooperação, confiança e ousadia. O novo está fora da nossa zona de segurança.

SOBRE O ESPECIALISTA

RIA - IMPROVISAÇÃO HUMANA

Especialistas da psicologia, jornalismo e administração usam a improvisação para tecer soluções criativas

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

A Ria - Improvisação Humana é um projeto que oferece a empresas e interessados uma experiência concreta de inovação. Na improvisação não há controle nem poder, o que nos leva a acessar lugares incomuns e resultados imprevisíveis. Gabriela Treteski, Markus Lothar Fourier e Rodrigo Vergara conduzem jogos e vivências que colocam os participantes em contato com a empatia e co-construção. Isso desperta a sinergia entre as múltiplas inteligências do grupo – algo que as empresas já perceberam como fundamental para lidar com desafios complexos.

No mundo de hoje, os problemas atuais e futuros precisam ser solucionados por meio da imaginação, do afeto e do humor. A história da equipe do projeto Ria vem comprovando isso. Ao longo dos últimos 3 anos desenvolveram trabalhos em ONG's, escolas, universidades e empresas dos mais diversos setores onde, de alguma forma, contribuem para a realização de seus propósitos. A equipe realiza workshops que possibilitam equipes a se integrarem e, juntos, chegarem a ideias criativas e inovadoras.

O projeto é encabeçado por 3 especialistas que, além da improvisação, têm seus históricos em psicologia, administração e jornalismo

Gabriela Treteski é psicóloga formada pela PUCRS, pesquisou as influências de atividades artísticas para desenvolvimento pessoal e se especializou na teoria humanista através da área clínica. É pós-graduada em Sociopsicodrama pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (RS) e é facilitadora de processos de aprendizagem em grupo baseadas em Improvisação Aplicada. Desenvolve e implementa projetos nas áreas de inteligência emocional e relacional, trabalhando com as temáticas de colaboração, criatividade, teambuilding, conexão e humanização em equipes. Gabriela também é apaixonada por movimento e transformação humana. Entre sua carreira no esporte e na dança, tem mais de 20 anos de experiência artística, onde desenvolveu conhecimentos na área de expressão, inteligência corporal, movimento e criatividade.

Markus Lothar Fourier é um ex-atleta, formado em psicologia e com experiência na coordenação de equipes esportivas, onde aprendeu a facilitar o desenvolvimento de atletas e grupos com foco no alto rendimento. Markus também é formado em Administração de empresas, tendo atuado por 7 anos no setor industrial, onde teve a oportunidade de trabalhar em áreas de apoio (RH, Planejamento Estratégico e Financeiro), e áreas fim (produção e vendas e relacionamento com os clientes). Sua experiência nessas áreas possibilitaram a ele compreender melhor o funcionamento
sistêmico das organizações. Buscando complementar sua formação, Markus se especializou em Socionomia (estudos dos grupos) e segue estudando e praticando improvisação teatral e aplicada. Atualmente, une suas experiências para a facilitar o desenvolvimento de indivíduos e grupos que buscam melhorar seus desempenhos de forma sustentável e saudável.

Rodrigo Vergara conheceu a improvisação em 2012 e de cara sentiu uma reconexão com uma verdade esquecida a seu respeito. Na época, era consultor em branding, após 15 anos como jornalista e três anos como executivo, um histórico profissional que não evitou uma crise pessoal. Enquanto iniciava um período sabático em 2014, teve a ideia de começar a trabalhar com improvisação e fez uma pós-graduação intensiva para explorar a ferramenta, inclusive fora do Brasil. De volta, adotou a improvisação como ferramenta de transformação. Rodrigo procura sempre se manter atualizado sobre a atividade para compartilhar seu conhecimento da melhor forma possível.

PALESTRAS

IMPROVISAÇÃO APLICADA À LIDERANÇAS

Os líderes do amanhã devem aprender a transcender conhecimento e experiência para se tornarem mais dinâmicos e ágeis. Eles precisam ser excelentes comunicadores, inovadores, tomadores de decisão, agentes de mudança, pensadores críticos, para não mencionar serem capazes de lidar com a ambiguidade, promover o trabalho em equipe e colaboração, e serem os bons coaches e mentores. A RIA mostrará, nesse workshop, através de jogos e exercícios capazes de desenvolver nas pessoas um modelo mental capaz de lidar com as Volatilidades, Incertezas Complexidades e Ambiguidades do novo mundo.