ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

VOCÊ AINDA VAI SER UM MAKER!

A “atitude maker”, bem como outras dinâmicas contemporâneas, estão impactando diversas áreas de nossas vidas. Um dos resultados mais visíveis talvez seja uma transformação pessoal e busca por diferentes valores, o que pode vir a causar grandes mudanças no universo corporativo. Áreas como RH já começam a notar que as mentes mais criativas estão se demitindo para abrir suas próprias startups e trabalhar em regimes mais flexíveis. Áreas de inovação começam a ver que não basta criar um produto novo por ano, mas sim criar um ambiente e processos que permitam pessoas serem inovadoras.

SOBRE O ESPECIALISTA

HELOISA NEVES

Embaixadora do movimento maker no Brasil e Fundadora da We Fab

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Co-fundadora da We Fab, cujo objetivo é o de impulsionar e conectar as práticas makers (prototipagem, colaboração, agilidade) com empresas. É membro da rede internacional Fab Lab desde 2012 quando se graduou pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona, tendo também colaborado com a implementação da rede no Brasil. Mais recentemente, desde seu doutorado em Design pela FAU – USP, dedica-se a entender como o movimento maker poderia se aprofundar em metodologias e práticas como Prototipagem, Colaboração, Agilidade aplicadas à mudança de 'mindset' e criação de novos produtos e serviços para grandes empresas. A We Fab surgiu neste contexto. Heloisa é também professora do Insper, possui livros e artigos sobre o assunto e foi palestrante do Ted-X falando sobre a cultura maker.

Vem trabalhando com a disseminação da cultura maker no Brasil desde que se graduou pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona. Desde aí trabalhou no Fab Lab Sevilla, ajudou a implementar a rede Fab Lab no Brasil, colaborou diretamente com alguns Fab Labs brasileiros nascentes, escreveu o primeiro livro sobre o assunto em português, juntamente com Fabien Eychenne, intitulado “Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial”, palestrou sobre o assunto em diversos locais, tendo também participado de uma sessão do TEDx com a palestra “Você ainda vai ser um Maker”.

Logo após esta imersão, passou a entender que novos modelos dentro do universo maker eram necessários para englobar ‘negócios’ a ele. Foi quando co-fundou a We Fab, uma empresa que tem como objetivo conectar práticas makers com empresas. Suas atividades, desenvolvidas a grupos corporativos por meio de uma sólida rede de makers, incluem a implementação de laboratórios maker, sprints de prototipagem para desenvolvimento de produtos e workshops para mudança de cultura. O principal objetivo é ajudar as organizações a inovar de maneira ágil e hands-on.

É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp Bauru, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutora em Design pela FAU-USP, tendo feito doutorado-sanduiche na Universidad de Sevilla. Durante o seu doutorado cunhou o termo “Maker Innovation”, através da observação e pesquisa em dois ambientes: os laboratórios e práticas makers e os processos de inovação em grandes empresas europeias, especialmente francesas. É também professora da Graduação e Educação Executiva do Insper.

PALESTRAS

Stop talking, start prototyping!

Cada vez mais grandes empresas buscam a prototipagem como uma nova metodologia para desenvolvimento de produtos porque entenderam que prototipar é materializar ideias de forma mais assertiva que em longas e cansativas apresentações de slides. O mundo hoje possui problemas complexos demais para serem solucionados através de processos de gestão e desenvolvimento de produto tradicionais. O modelo hoje vai em busca de trabalhar em times colaborativos, co-criando com o consumidor e através de sessões ágeis como ‘sprints’. Esta palestra aborda cases de empresas que já adotam esta metodologia e pretende trazer insights sobre como trabalhar com ela.