ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

COMO MONTAR UM TIME EM TEMPOS COMPLEXOS

Voltada para o RH, busca desenvolver conceitos como flexibilidade, diversidade e o trade off entre escala e complexidade, para ajudá-los a entender que o trabalho de montar equipes mudou completamente na era da complexidade.

SOBRE O ESPECIALISTA

DENIS RUSSO BURGIERMAN

Jornalista, autor, colunista, curador interessado na vida e em suas complexidades

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Denis R. Burgierman tem se dedicado a compreender a lógica dos sistemas complexos – presente em temas como cidades, comportamento humano, política, sustentabilidade, economia, drogas, alimentação, mobilidade, economia, inovação. Dirigiu publicações como Superinteressante e Vida Simples e hoje é colunista do Nexo Jornal. Publicou os livros como O Fim da Guerra, sobre política de drogas. Foi um dos 20 jornalistas do mundo todo agraciados como uma John S Knight Fellowship e passou um ano estudando design thinking, liderança e escrita criativa na universidade de Stanford. Foi curador-chefe do TEDxAmazônia. Atualmente participa da equipe do Greg News, da HBO, o primeiro comedy news da TV brasileira.

Após duas décadas pesquisando e escrevendo sobre uma enorme diversidade de temas – de neurociência a urbanismo, de políticas de drogas ao clima, do comportamento humano aos ecossistemas naturais – Denis descobriu que sua paixão é compreender como a complexidade se manifesta em todos os aspectos do Universo. Desde então, tem escrito livros e dado aulas sobre a lógica dos sistemas complexos em instituições como o Instituto Amani, a Polifonia e o Hivelab.

Denis começou a carreira de jornalista na Superinteressante, onde, depois de uma década, tornou-se diretor de redação e conduziu projetos estratégicos, como a integração digital. Dirigiu também publicações como Vida Simples e Mundo Estranho. Entre seus livros, estão O Fim da Guerra, uma reportagem em vários países em busca de novos sistemas para lidar com as drogas, e Piratas no Fim do Mundo, o relato de uma expedição à Antártica para afundar navios baleeiros. Em 2007, esteve entre os 20 jornalistas do mundo todo escolhidos para receber uma John S. Knight Fellowship, que lhe permitiu passar um ano fazendo pesquisa na Universidade Stanford, onde estudou design thinking, liderança e escrita criativa.

Foi curador-chefe do TEDxAmazônia, que ocorreu em 2010 num auditório flutuante no Rio Negro, cercado pela floresta – foi o mais ambicioso TEDx que aconteceu fora dos Estados Unidos. É um dos criadores do Cidade Azul, um projeto que busca conectar os paulistanos aos riachos que correm ocultos debaixo da cidade. Também foi produtor-associado do longa-metragem Ilegal, um documentário sobre maconha medicinal que ajudou a mudar a lei brasileira. Atuou como diretor da Webcitizen, uma startup dedicada a criar aplicativos cívicos, como o site Votenaweb. Atualmente, é colunista do Nexo Jornal e participa da equipe que está criando o primeiro programa de comedy news da TV brasileira, na HBO. É pai de Aurora e Francisco e, quando eles deixam, dedica-se ao seu próximo livro.

PALESTRAS

Como conviver com a complexidade

Palestra bem prática, ensinando como os princípios da ciência dos sistemas complexos podem ser aplicados na nossa vida. Pode abordar temas específicos, como trabalho, educação ou negócios, dependendo dos interesses do público.

Selecionado como um John S.Knight Fellow na Universidade Stanford

TEDxSP

Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade

Piratas no Fim do Mundo

Abril - 2003

O fim da guerra

Leya - 2011