ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

CAINDO NO BRASIL: UMA VIAGEM PELA DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO

O que uma viagem de ônibus pelo Brasil pode ensinar? Uma palestra-conversa em que Caio conta sobre iniciativas educacionais que estão transformando a educação brasileira que conheceu durante e após sua viagem pelo país. Em cada evento, Caio traz aprendizados e cases que se conectem com o assunto principal do encontro.

SOBRE O ESPECIALISTA

CAIO DIB

Comunicador, viajou o país para conhecer iniciativas que estão transformando a educação pelo Caindo no Brasil

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Caio Dib é um daqueles exemplos de jovens que deixam a zona de conforto para participar de projetos que realmente acredita. Fundador do Caindo no Brasil, uma agência de conteúdos que dá luz a iniciativas transformadoras da educação brasileira, o jornalista mapeia e fortalece o ecossistema de educação brasileiro. É conselheiro editorial dos Cadernos Globo e colunista do Huffington Post Brasil.

Caio começou cedo a jornada no mundo da educação, da comunicação e da inovação. Um curso extracurricular que participou no Colégio Bandeirantes abriu sua cabeça para novas maneiras de aprender e ensinar. De lá pra cá, passou por diversas organizações dentro do mercado de educação para conhecer melhor a realidade da área no país e desenvolver projetos que realmente trouxessem qualidade e equidade para estudantes e educadores de todo país.

No meio do caminho, começou a se questionar se as 12 horas de trabalho por dia realmente estavam beneficiando os professores e estudantes que queria alcançar. Decidiu, então, abrir um atlas e circular cidades interessantes para conhecer em um mochilão pelo país para conhecer melhor as diferentes realidades brasileiras, além de pessoas e projetos que estavam inovando na Educação Básica. Três meses depois, embarcava para a capital paraense para iniciar uma viagem - intitulada de “Caindo no Brasil” - que durou mais de cinco meses e trouxe dezenas de histórias que estavam “escondidas” pelo Brasil.

A viagem trouxe a certeza de que é preciso fugir de únicas respostas certas na educação e de que o Brasil já é uma referência na área. Desde então, todos os dias Caio recebe novas dicas de escolas, projetos e pessoas que estão desenvolvendo alternativas para uma educação com mais significado, que desenvolva competências do século XXI, que envolva a comunidade e que garanta uma geração que questione mais, realize mais e crie soluções que nosso país precisa.

Atualmente, Caio trabalha como produtor de conteúdo especializado em educação brasileira, é conselheiro editorial dos Cadernos Globo, colunista do Huffington Post Brasil e não quer deixar de estar na sala de aula aplicando as referências que conhece e as tendências educacionais que debate com os principais especialistas brasileiros.

PALESTRAS

.rev: um arquivo para hackear a educação

Nesta oficina, os participantes entram em contato com conceitos e ferramentas para hackearem a educação dentro e fora da escola e criarem uma nova cultura de educação, pautada em autonomia, protagonismo, horizontalidade, aprendizado coletivo e desenvolvimento além do aprendizado dos conteúdos curriculares.
A oficina é baseada nos mapeamentos de práticas transformadoras da educação que Caio realiza pelo Brasil desde a viagem do Caindo no Brasil e pela experiência na Escola Santi. Lá, ele desenvolve um projeto extra-curricular com jovens do Ensino Fundamental II que tem o objetivo de promover mudanças positivas no bairro do Paraíso, em São Paulo, a partir de projetos que os estudantes idealizam e colocam em prática.

TEDxUnisinos

Jovens líderes no Danone Leadership Academy Brasil

Curador do Festival Path

Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola

Ebook - 2015

Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação

Caindo no Brasil - 2015