ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

CONVITE AO ERRO, ÚNICO CAMINHO PARA INOVAR

Colaboradores de 50 empresas brasileiras, 12 delas multinacionais, deram seus depoimentos ou abriram suas portas para investigarmos como os brasileiros lidam profissionalmente com o erro, parte essencial do processo de inovação. Medos, inibições, reações exageradas, conflitos, silêncios, técnicas e tecnologias de solução formaram um repertório de práticas que confrontamos com as melhores teorias da ciência política, da psicanálise, da psicologia, da economia, para orientar empresas sobre riscos e posturas. O erro é um critério importante no preparo para a inovação – para se evitar ou assumir. Nosso objetivo, nessa série de palestras (pode formar até um curso ou workshop, com 5 encontros), é oferecer balizas para o tratamento de crises ou para a inovação, a partir da cultura sobre o erro.

SOBRE O ESPECIALISTA

ANDRÉA NACCACHE

Psicanalista especializada em inovação e criatividade, fundadora do Núcleo de Criação

Ícone LinkedIn

Psicanalista e advogada, doutoranda em filosofia do direito na USP, com especialização em psicopatologia e MBA em finanças, Andréa utiliza sua combinação rara de conhecimento para estudar inovação e criatividade empresarial. Fundadora do Núcleo de Criação, um centro de pesquisa e treinamento que prepara equipes para resolverem conflitos pessoais, organizacionais e culturais, ela aplica modelos de arquitetura empresarial do MIT para desenvolver equipes e estruturas que favoreçam a inovação.

Empresas são feitas de pessoas e são reflexos de seus fundadores, dirigentes e colaboradores. Andréa usa essa premissa, para, em sua consultoria, fazer análises comportamentais de empresas. Após uma série de entrevistas em profundidade, ela dá diagnósticos sobre a dinâmica de trabalho e a cultura empresarial, propondo tratamentos transformadores com relação a inovação, que permitem o crescimento e a evolução do negócio. O resultado de seu trabalho promove grandes mudanças e mudanças são desconfortáveis, porém necessárias. Recomendamos a todos que buscam realizar verdadeiras transformações.

Em suas palestras, Andréa une os conhecimentos adquiridos nos variados estudos e apresenta visões amplas e surpreendentes. Por exemplo, em “Convite ao Erro”, trabalha a relação com o erro a partir de um compilado de entrevistas com colaboradores de 50 empresas brasileiras, 12 delas multinacionais. Em “Desconforto Contemporâneo”, busca uma resposta psicanalítica para o desconforto causado pelas mudanças atuais e os fundamentos para se cultivar futuros, lógica que está por trás da atitude criativa: a capacidade de deslocar e confrontar pensamentos, de reconhecer e elaborar analogias, de conduzir-se pelo inusitado.

Em 2012, Lançou o livro “Criatividade Brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao: Gastronomia, Design, Moda”, trabalho que a levou a ser finalista no Prêmio Jabuti de Literatura e selecionada pelo Museu da Casa Brasileira como referência para educação em design. Hoje, Andréa tem a oportunidade de trabalhar com clientes como Fiat, Prefeitura de São Paulo, Unilever, Pepsico, Kitchen Aid e Escola Panamericana de Arte e Design, entre outros.

PALESTRAS

A Emoção do Design: modelos criativos que resultam em paixão.

É o relato de uma investigação: Por que alguns designs emocionam e outros não? O que produz a emoção, e como podemos alcançar esse ponto em nossos processos criativos? Essa palestra é baseada na clínica psicanalítica, na experiência do Núcleo de Criação e nos estudos realizados em Harvard por Roberto Verganti, diretor da Escola Politécnica de Milão, sobre os modelos criativos da indústria de design italiana, entre outros cases de espetacular sucesso.

O livro "Criatividade Brasileira" foi finalista no 55º prêmio Jabuti de literatura

Trabalha com a metodologia de Enterprise Architecture do MIT

Criatividade Brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao: Gastronomia, Design, Moda

Manole - 2012