Certamente uma das perguntas mais recorrentes para qualquer empreendedor. Daniel Izzo entende bem do assunto, na teoria e na prática. A Vox Capital é um fundo bem sucedido, com reconhecimentos das entidades mais importantes do setor. E Daniel teve o tino e o conhecimento necessários para conduzir a Vox a esta posição. Além da visão de empresário, Daniel dá aulas de Investimento de Alto Impacto, em Oxford.
Daniel comprova como as empresas, se bem desenhadas, podem ser o motor de desenvolvimento social e econômico do país. Com a missão de criar um mundo em que os negócios sejam agentes de transformação social positiva, a Vox propõe uma mudança de mindset bastante radical: mostrar o quanto é viável fazer negócios que juntem impacto social e retorno financeiro.
Com a missão de criar um mundo em que os negócios sejam agentes de transformação social positiva, a Vox propõe uma mudança de mindset bastante radical: mostrar o quanto é viável fazer negócios que juntem impacto social e retorno financeiro.
Esta visão é o ápice da jornada de procura por significado profissional de Daniel Izzo, que ao longo de sua carreira em grandes multinacionais nunca deixou de se questionar.
Antes de fundar a Vox, o caminho profissional do paulistano formado em administração pela GV, apontava naturalmente para lideranças no marketing de grandes empresas.
O sucesso parecia garantido até que a coisa pareceu deixar de fazer sentido. Depois de uma parada estratégica para um MBA e uns meses de mochilão para pensar, Daniel volta ao Brasil disposto a mudar seu caminho. Já como intraempreendedor num projeto de promoção da saúde desenvolvido em comunidades carentes do Rio de Janeiro, o seu envolvimento com negócios de impacto ganhou corpo e verdade de vida. A ideia de criar um fundo de investimentos em negócios sociais, e a própria Vox Capital, culminou essa virada.
Entre a fundação da Vox em 2009 e hoje, quando está sendo desenhado o terceiro fundo, de modelo financeiro inédito, muita água já passou por baixo dessa ponte. Sonhos, determinação, crises, resiliência, conquistas, inseguranças, perdas e encontros.
O fato é que Daniel atravessou a ponte, porque já era um caminho sem volta. E sabe que logo mais encontrará outra ponte, porque satisfeito com o que foi construído até aqui, sabe que agora é preciso aprofundar. É quando Daniel cita Eduardo Galeano: “Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
A Vox foi escolhida como uma das 50 principais empresas investidoras de impacto do mundo, por 5 anos consecutivos; recebeu o selo do Fundo Pioneiro dos GIIRS (Global Impact Investing Ratings System); o Prêmio de Melhor Investimento Socialmente Responsável da América Latina em 2014, pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); e a certificação de Empresa B. Daniel da aula de Investimento de Alto Impacto em de Oxford, uma das universidades mais prestigiosas do mundo.
Palestra ideal para jovens empreendedores e estudantes. Uma oportunidade de conhecer as impressões e questionamentos de Daniel Izzo, como alguém que virou a carreira por um propósito e que continua aprendendo no processo. À medida que ele conheceu mais e melhor suas prioridades, Daniel conseguiu colocar em prática seus conhecimentos, dons e experiências, para atingir algo que fizesse realmente sentido para ele e que tivesse impacto no mundo. Como resultado, fundou e está à frente da Vox Capital, gestora do primeiro e hoje maior fundo de investimento de impacto no Brasil. Risco e resiliência são palavras-chave para descrever sua trajetória.