ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

CARLA MAYUMI

Pesquisadora-ativista, sócia da TalkInc, co-realizadora do Sonho Brasileiro e Sonho Brasileiro da Política e co-organizadora da Virada Política

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Carla Mayumi é uma "pesquisadora-ativista". É sócia da TalkInc, onde desenvolve projetos de pesquisa. Foi co-realizadora do Sonho Brasileiro e Sonho Brasileiro da Política pela Box1824, da qual foi sócia e onde atuou como pesquisadora por 10 anos. É apaixonada por novas tecnologias, educação e política. Co-organiza o evento Virada Política e é co-autora do livro Volta ao Mundo em 13 Escolas, que relata experiências de novos modelos de educação. Faz parte do projeto de educação cívica Jogo da Política, direcionado para jovens do Ensino Médio.

Parte dessa jornada começou quando foi, em 2011, uma das responsáveis pela realização da pesquisa Sonho Brasileiro, estudo que ouviu mais de 1.200 jovens brasileiros. Em 2014 dedicou-se à continuidade do estudo através do Sonho Brasileiro da Política. Em 2015 desenvolveu com parceiros o Jogo da Política, uma oficina voltada ao desenvolvimento da cultura política através da educação.

Em 2013 se uniu a um grupo de jovens atuantes na política que organizaou a primeira Virada Política, evento anual que discute a política que está sendo feita fora das instituições e que reúne cidadãos, pensadores, articuladores, artistas e ativistas da política.

É co-autora do livro Volta ao Mundo em 13 Escolas, projeto que durou dois anos e que incluiu vivências e entrevistas em escolas de 10 diferentes países – learning journey em busca de modelos inovadores de educação.

É curadora e moderadora de eventos de inovação, criatividade e tecnologia.

PALESTRAS

O futuro já está aqui – como a tecnologia transforma nossas vidas

Nosso comportamento é moldado pelas novas ferramentas que criamos, e não o contrário. Vinte e cinco anos atrás, poucos acreditaram nas pessoas que afirmavam que uma nova tecnologia iria transformar radicalmente nossas vidas e a vida das empresas. Mas a tal tecnologia era a internet e de fato quase tudo mudou com revolução digital. Quais são essas tecnologias revolucionárias, hoje? O objetivo desta palestra é entender o movimento das tecnologias emergentes e como elas têm o poder de transformar nosso futuro. A nova onda tecnológica já começou e não vai parar. Como e porque a revolução dos dados é tão relevante e como isso se desdobra em biotecnologia, inteligência artificial, automação, realidade virtual, bots? E como isso afeta a forma como lidamos com as profissões, a saúde, notícias, cidades, entretenimento e consumo? Quanto mais buscamos os sinais de futuro no presente e refletimos sobre as tecnologias que estamos criando, mais podemos interferir e construir o futuro que desejamos.