ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

JOSÉ BUENO

Arquiteto, co-fundador das iniciativas "Rios & Ruas" e "5070". Dedica-se às novas maneiras de viver, trabalhar e amadurecer com criatividade e sentido

Ícone Facebook

José Bueno combina as linguagens da Arquitetura e do Aikido para oferecer experiências práticas e simbólicas que nos relembrem o que é realmente importante para o viver e o conviver nos dias de hoje. É o que tem feito na iniciativa Rios e Ruas que desde 2010 promove e estimula múltiplas ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem nossos rios limpos e livres novamente – e na recém criada iniciativa "5070" que estimula um novo paradigma para o amadurecimento. Em todas suas ações ele vive seu mantra preferido: sonhar grande, fazer pequeno e começar logo. E inspirado pela cultura do Aikido, José adora desafios que o provocam a "transformar o impossível em possível, o possível em fácil e o fácil em elegante".

José Bueno é o tipo de pessoa que ajuda a desconstruir memórias velhas, aqueles padrões pré-estabelecidos que não questionamos no dia-a-dia e impedem as transformações sociais tão necessárias. Arquiteto por formação, sua paixão é conduzir pessoas à reflexão sobre como podemos transformar a maneira de enxergar para lidar com os desafios da vida e cultivar sementes de harmonia em todas nossas interações.

Em sua iniciativa Rios e Ruas, ele e o parceiro Luiz de Campos, estão desconstruindo o olhar que aprendemos a ter para com os rios e riachos da cidade. Ao apresentarem a riqueza hídrica de São Paulo - que possui mais de 300 rios enterrados vivos e ainda assim enfrenta períodos racionamento de água - é inevitável concluir que precisamos construir novos valores e uma nova relação com os rios – e isso inclui um novo olhar sobre a responsabilidade de cidadãos comuns, profissionais, gestores e governantes.

Esse mesmo tipo de desconstrução de paradigmas é proposto na iniciativa 5070, que aproxima e fortalece a comunidade que está na faixa entre 50 e 70 anos para explorar o potencial criativo desse momento de vida. Não criamos uma tecnologia social para lidar com uma população ativa com mais de 50 anos porque nunca precisamos lidar com essa realidade. Em cada encontro 5070 conduzido por José o objetivo é trazer luz e novos sentidos para a maturidade com seu olhar delicado, bem humorado e respeitoso com homens e mulheres já não tão jovens mas ainda não tão velhos.

José inspira as transformações necessárias com seu jeito único de conduzir conversas e experiências de modo harmonioso e preciso. Parte disso se deve a sua experiência como mestre na arte Aikido, que o ensinou a enfrentar conflitos e desafios de modo único. Sua experiência de mais de 30 anos criando conexões entre Aikido e a os desafios da vida, transformaram-se em ensinamentos que se manifestam em seus projetos e ações com profissionais de todas as áreas. Para José, precisamos em todos os campos da sociedade, faixas-pretas em harmonia: pessoas prontas para fazer o que é relevante para o bem comum e saber lidar com o que der e vier com elegância e efetividade.

PALESTRAS

Um café, uma prosa, uma caminhada, uma revolução

Metanóia: palavra grega que significa novo olhar. Aquela mudança no olhar que transforma para sempre a percepção de realidade. A trajetória da iniciativa RIOS & RUAS têm provocado uma revolução no olhar de milhões de paulistanos que estão descobrindo, vendo e começando a querer nossos rios e riachos limpos e livres. Um café, uma conversa e uma caminhada pela cidade em busca de rios esquecidos, transformou a vida de José e vai transformar a sua.