ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

DANIEL IZZO

Sócio-fundador do Vox Capital, fundo de impacto social pioneiro no Brasil

Ícone FacebookÍcone LinkedIn

Daniel comprova como as empresas, se bem desenhadas, podem ser o motor de desenvolvimento social e econômico do país. Com a missão de criar um mundo em que os negócios sejam agentes de transformação social positiva, a Vox propõe uma mudança de mindset bastante radical: mostrar o quanto é viável fazer negócios que juntem impacto social e retorno financeiro.

Com a missão de criar um mundo em que os negócios sejam agentes de transformação social positiva, a Vox propõe uma mudança de mindset bastante radical: mostrar o quanto é viável fazer negócios que juntem impacto social e retorno financeiro.

Esta visão é o ápice da jornada de procura por significado profissional de Daniel Izzo, que ao longo de sua carreira em grandes multinacionais nunca deixou de se questionar.
Antes de fundar a Vox, o caminho profissional do paulistano formado em administração pela GV, apontava naturalmente para lideranças no marketing de grandes empresas.

O sucesso parecia garantido até que a coisa pareceu deixar de fazer sentido. Depois de uma parada estratégica para um MBA e uns meses de mochilão para pensar, Daniel volta ao Brasil disposto a mudar seu caminho. Já como intraempreendedor num projeto de promoção da saúde desenvolvido em comunidades carentes do Rio de Janeiro, o seu envolvimento com negócios de impacto ganhou corpo e verdade de vida. A ideia de criar um fundo de investimentos em negócios sociais, e a própria Vox Capital, culminou essa virada.

Entre a fundação da Vox em 2009 e hoje, quando está sendo desenhado o terceiro fundo, de modelo financeiro inédito, muita água já passou por baixo dessa ponte. Sonhos, determinação, crises, resiliência, conquistas, inseguranças, perdas e encontros.

O fato é que Daniel atravessou a ponte, porque já era um caminho sem volta. E sabe que logo mais encontrará outra ponte, porque satisfeito com o que foi construído até aqui, sabe que agora é preciso aprofundar. É quando Daniel cita Eduardo Galeano: “Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”

A Vox foi escolhida como uma das 50 principais empresas investidoras de impacto do mundo, por 5 anos consecutivos; recebeu o selo do Fundo Pioneiro dos GIIRS (Global Impact Investing Ratings System); o Prêmio de Melhor Investimento Socialmente Responsável da América Latina em 2014, pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); e a certificação de Empresa B. Daniel da aula de Investimento de Alto Impacto em de Oxford, uma das universidades mais prestigiosas do mundo.

PALESTRAS

Afinal, o que o investidor procura numa startup?

Certamente uma das perguntas mais recorrentes para qualquer empreendedor. Daniel Izzo entende bem do assunto, na teoria e na prática. A Vox Capital é um fundo bem sucedido, com reconhecimentos das entidades mais importantes do setor. E Daniel teve o tino e o conhecimento necessários para conduzir a Vox a esta posição. Além da visão de empresário, Daniel dá aulas de Investimento de Alto Impacto, em Oxford.

"A questão não é mais “se”, a questão é “como” e “quando” os negócios de impacto social se tornarão uma realidade. A gente está em busca dos meios para tornar isso possível, mas acho que não tem mais volta. Estamos vendo todos os grandes bancos se posicionando em torno disso, embora isso não esteja acontecendo por causa deles."QUOTE ICON BLACK LEFTQUOTE ICON BLACK RIGHT

Daniel Izzo para

Revista PEGN