ICONE BUSCA
SOLICITAR ESPECIALISTA

LAURA SOBRAL

Arquiteta e urbanista focada em intervenções urbanas, co-fundadora do Instituto a Cidade Precisa de Você

Ícone Facebook

Laura Sobral encontrou nas intervenções urbanas um jeito de reconectar a população com os espaços públicos esquecidos de São Paulo. Foi uma das criadoras do movimento a Batata Precisa de Você, transformando o terreno árido do Largo da Batata em um lugar convidativo para as centenas de pessoas que ali transitavam. Com impacto de seu trabalho, foi convidada a compartilhar ideias em eventos na ONU no exterior e no maior evento sobre espaços públicos do mundo, o Future of Places, em Estocolmo. Atualmente é German Chancellor Fellows da Alexander von Humboldt, pela "The German Chancellor Fellowship for tomorrow's leaders".

Dentre suas ações, a que mais gerou repercussão foi a que deu início ao movimento de ocupação regular do Largo da Batata, “A Batata Precisa de Você”, transformando esse espaço árido de São Paulo com um grande fluxo de pessoas num ambiente convidativo, de trocas e convivência cidadã. O movimento prototipou mobiliário urbano, promoveu atividades culturais e de lazer e discutiu alternativas de produção de cidade com a participação efetiva dos cidadãos. Deu tão certo que hoje o movimento se autogere através de um grupo online de mais de 12 mil pessoas que se articulam mantendo a praça ativa com diversas atividades.

O movimento deu o impulso para o que hoje é o "Instituto A Cidade Precisa de Você”, uma ONG que age e pesquisa sobre a construção social dos espaços públicos e articula os vários atores da cidade – comunidade local, movimentos civis organizados, terceiro setor, empresas e poder público. Pelo instituto, a Laura já foi membro da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana de São Paulo e convidada a representar a sociedade civil brasileira no evento da ONU de Desenvolvimento Sustentável em Nova York em 2015 e na Habitat III em Quito em 2016, e a falar no maior evento sobre Espaços Públicos do mundo, o Future of Places, em Estocolmo.

Formada e mestranda pela Universidade de São Paulo, ela também é sócia da MUDA práticas, empresa idealizadora e realizadora de projetos culturais no espaço público, trabalhando com exposições, publicações, intervenções artísticas e ativação cultural. Já deu a palestra “A Cidade é Um Processo, Faça Parte Dele!” no TEDx São Paulo e foi convidada pelo Governo Alemão para conhecer especialistas locais para uma formação de rede profissional de urbanistas, pelo tema "cultura em praças públicas".

PALESTRAS

A CIDADE É UM PROCESSO, FAÇA PARTE DELE!

E se pudermos construir a cidade dos nossos sonhos com as nossas próprias mãos? Esta é a proposta da urbanista Laura Sobral, que acredita que as pessoas podem e devem realizar mudanças e participar ativamente da construção do lugar onde vivemos. Com dicas de como mobilizar pessoas para transformar onde vivemos, nesta palestra, ela dá direcionamentos para os cidadãos perceberem a cidade e como a construímos todos os dias. É possível e urgente hackearmos o urbano, agirmos coletivamente pela cidade que queremos. A cidade precisa de você!

A Batata Precisa de Você • como fazer ocupações regulares no espaço público

As mulheres que inspiraram em 2014

Palestrante convidada do Future of Places, em Estolcolmo

German Chancellor Fellows da Alexander von Humboldt, pela "The German Chancellor Fellowship for tomorrow's leaders"

Convidada da ONU na Habitat III - Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável